quarta-feira, 26 de junho de 2013

A pátria que o pariu



Ser patriota, é ter orgulho da nação, do lugar que nasceu, bater no peito e dizer que é de tal nacionalidade e fim de papo, seria somente isso?

De acordo com a própria definição do termo patriotismo:  ser patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país ou nação, e é também o espirito de solidariedade entre pessoas que tenham interesse em comum.

Muito importante notar esta definição, pois você conhece algum brasileiro que ha segue? ou seja que seja realmente patriota? ou demonstra ser somente em momentos de jogos de futebol?

Dito isto, você deve estar se perguntando onde quero chegar?

É simples, o ser humano é feito de escolhas, escolhas estas determinadas por um livre arbítrio, ou seja baseadas em sua identificação com algo, ideia ou até mesmo comunidade.

Sendo assim, podemos escolher sempre aquilo que mais nos identificamos como forma até de nos adequar a sociedade que nos ronda.

E neste sentido tomei a decisão de ser patriota por determinada ideologia, ou comunidade que mais tem a ver com a maneira que eu penso e me enquadro.

É simples, não existem regras nem leis que determinem que porque você nasceu em determinado país você é obrigado a ser patriota por ele, isso não existe, e se algo ou alguém o impõe a isto isto não se chama patriotismo mas sim ufanismo, que é uma idiotice pura.

E ufanismo por si só já é um conceito errado pois se baseia na premissa de que sua comunidade ou nação esta acima de tudo e de todos, algo que foi muito bem visto na Alemanha nazista e que não deu muito certo.

Deve soar estranho eu dizer tudo isso depois de ter ido as ruas por causas que eu achava justa defender justamente no Brasil, pois é, assim como muitos fiz e não me arrependi, porque apesar de ter nascido no Brasil e minha alma não ser nem um pouco brasileira, acredito sempre que devo lutar por algo melhor não apenas por causa própria mas por aqueles que me rodeiam.

Neste exato momento o Brasil vive uma crise de identidade, os governantes correm para abafar os protestos tomando medidas emergenciais para calar a boca da população, e a população irriquieta assiste a tudo sem saber bem que tipo de atitude tomar.

E de minha parte apesar de ter saído as ruas, protestado, gritado pelo que acreditava, ainda sim, não vejo este futuro brilhante para o Brasil como nação como muitos esperam ter, pois acho que a grande mudança e grande força motriz de uma mudança geral não esta em governo mas sim no comportamento de sua própria sociedade.

Sendo assim, como você leitor deste blog pode perceber em diversas potagens minhas ao longo dos anos, minha convicção não muda, tenho minha escolha muito bem feita, por prestigiar, e defender uma nação do qual me sinto abraçado, ou seja, sinto fazer parte, sinto fazer a real diferença.

Eu definitivamente nasci no Brasil, mas hoje posso dizer que de brasileiro não tenho absolutamente nada, meu comportamento, minhas atitudes, meus gostos não se adequam a cultura brasileira, desta maneira, idealizo alcançar minha cidadania de um lugar do qual me enquadro e me sinto em casa, os Estados Unidos da America.

E chegara um dia, que eu irei jurar bandeira de outro país sim, cantarei o hino com a mão no peito e farei um juramento para conquistar a tão almejada cidadania americana, processo este que é obrigatório e possível nos E.U.A., e dai sim meu processo de patriotização estará completo, e posso dizer com orgulho que sou patriota sim!

E ser patriota meus caros é questão de escolha, enquadramento, e acima de tudo liberdade, da mesma forma que pais adotivos podem ser melhores pais que os verdadeiros, o patriotismo se baseia na mesma premissa.

Não existe traição, não sou um traidor da nação, continuo torcendo para que o Brasil evolua, mas prefiro torcer de longe, pois não me sinto completo e muito menos enquadrado na sociedade brasileira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário