terça-feira, 19 de julho de 2011

Marketing x Músicos da noite






Com alguns anos convivendo com musicos e pseudo-musicos seja convivendo pessoalmente com eles através de bandas ou seja acompanhando alguns na noite através do proprio Cadillac Bar, noto ao longo do tempo a razão de alguns bons musicos não fazerem o sucesso que estes tanto desejam alcançar.

É discurso padrão de todos os musicos que a musica esta acima de tudo, e em primeiro lugar, eu como amante da musica concordo com a afirmação mas concordo também que o mercado em geral, não leva tal afirmação ao pé da letra, muito pelo contrário, hoje a musica feita com qualidade representa uns 50% ou até menos para se alcançar algum sucesso.

Como profissional formado em Marketing tenho lido muitas coisas sobre o mercado global, o marketing que envolve um artista sempre foi o fator primordial para que algumas bandas ou artistas cheguem ao tão sonhado sucesso e representam até 80% da promoção de um artista em relação a musica.

Quando se diz Marketing, me refiro a Marketing Pessoal mesmo que envolve, performance no palco, vestimenta, modo de agir, modo de interagir fora dos palcos com os fãs ou publico, enfim , tudo que engloba a pessoa em si e como ela deve agir em torno da musica que ela produz.

Muitos musicos ignoram completamente este fator , a ponto de ficarem como estatuas interpretando suas canções mesmo que maravilhosamente bem, e por isso mesmo não são bem vistos pelo publico (com excessão dos musicos claro , que tem uma outra visão).

O marketing esta acima de muita coisa que o musico poderia imaginar, mesmo que ele negue isto, é fato, veja banda como Os Beatles, venerados, tinha marketing fortissimo seja nas perfomances energicas ou nas vestimentas (terninhos) tudo isso para chamar a atenção além da musica.

Acho uma pena que muitos musicos ignorem completamente o Marketing Pessoal, e principalmnente a performance, se pararem para pensar um instante vão notar que todas as bandas que tem algum sucesso no passado e hoje são bandas que apostam na performance no Marketing Pessoal, podemos citar vários exemplos U2 (acima na figura) Rolling Stones, Pink Floyd (mestres do marketing) Queen, enfim... quase todas as bandas de sucesso tem um pé fortissimo fincado na promoção pessoal muito mais que na musica.


Um exemplo claro de tudo isso que estou falando, foi o processo de seleção para baterista do Dream Teather (disponivel no Youtube, procurem por The Spirit Carries On) , assunto do qual vou abordar mais profundamente para frente, neste processo de seleção que inclusive participou o brasileiro Aquiles Priester, pudemos constatar 2 fatos ,além do péssimo inglês do Aquiles, pudemos notar o quanto carisma e comportamente foram primordiais para definir a seleção no caso de Mike Mangini.


Com minha banda Os Cadillacs, procuro sempre apostar nesse conceito.

Musica boa e de qualidade é sempre muito bom, mas com uma interpretação e performance digna tende a ficar melhor ainda.

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