terça-feira, 14 de outubro de 2008

Divagações sobre a arte






Eu lhe pergunto o que é arte atualmente?
Dependendo do ponto de vista, e do histórico cultural dessa pessoa, essa resposta pode ser enigmática e conservadora.
Estamos vivendo uma era onde as coisas se fundem, tudo e todos estão coligados por um canal tecnologico inimaginavel de uns tempos atrás.
A arte que vinveciamos hoje é completamente diferente da arte que nossos pais e avós vivenciavamos, hoje temos contato com a arte moderna, na forma de interação total.
Você deve estar se perguntando por que raios estou escrevendo algo sobre a arte e seus pontos de vista diferentes.
Bem, após finalizar um certo jogo, me peguei divagando sobre o que significa a arte para certas pessoas, o que ela representa e como ela o toca.
Neste caso em especifico, poderia ser um mero, jogo, ou uma simples forma de interação digital, mas se engana que se limita apenas a isso.
Falamos aqui sobre Shadow of the Colossus, um épico lançado apenas em 2005 para PlayStation 2 e que só então tive oportunidade de finaliza-lo.
Triste de mim, que não havia me dado conta do que perdi desde que este jogo foi lançado, e até então não finalizado, são poucos os jogos que atingem este ápice de chegarmos para nós mesmos e encararmos algo como arte.
Sem ser muito piegas, mas sendo mais direto, o jogo toca em pontos cruciais de nossa vida e o modo como a compreendemos, como por exemplo, se arricar por um grande amor, por em risco uma grande amizade em troca de seus ideias, por em risco a sua propria vida para salvar esse grande amor.
Para que não sabe, o jogo gira em torno de um jovem, que adentrando em uma terra desconhecida e até então virgem, vem em busca da famosa vida eterna, pois ele acabara de perder seu grande amor, a para reave-lo deveria eliminar 16 criaturas colossais que habitam esta terra deserta, a fim de por um fim em seu angustiante sofrimento.
Obviamente que este resumo acima, é extremamente superficial, e até o final do jogo a idéia aparenta ser essa mesma.
Porém a cada colosso enfrentado, voçe retorna ao ponto de partida em ve sua amada deitada esperando para ter sua alma de volta, o envolvimento e o sentimento é tão grande com tal cena, que varias e varias vezes vamos atras dos colossos para elimina-los e enfim salvar alguem que tanto amamos.
O que você não sabe, é que você esta tirando a vida de criaturas inocentes que habitam e guardam esta terra, que nada mal fizeram a não ser estar lá e viverem lá.
Ou seja, entamos em uma terra inexplorada afim de atingir nosso principal objetivo custe o que custar, inclusive eliminar criaturas inocentes.
Em meio a perdas e ganhos, como o sacrificio e a recompensa final.
O que temos no final de tudo é o nosso sacrificio em vida, para resgatar quem tanto amamos.
Sei que muitos ja devem ter pensado, o que fariamos para resgatar quem tanto amamos, até onde poderiamos chegar?
Bem, ai que esta a arte, ela esta nos olhos de quem ve, Shadow of the Colossus é o tipo de experiência que lhe deixa boquiaberto, o tipo de situação que te faz indagar a todo momento por quem voçe faria tal coisa ou outra, sem questionar razões e sempre emoçoes.
Sereres humanos evoluidos podem tirar lições valiosas de obra de arte interativas como essas, tanto quanto as obras convencionais, pois afinal, voçe vivencia o fato.
São pouco os jogos que chegam nesse patamar sim, porém Shadow of the Colossus, é uma das mais belas obras de arte que a vida pode me proporcionar a fim de ensinar, onde nós podemos chegar com nossas emoções.
E enfim, o que é arte atualmente?
Já tenho minha resposta, decisões sobre as leis de Deus e tentar reverter o que pode ser irreversivel como a morte, poderia ser um jogo de ganha e perde, e jamais um ganha - ganha, pois a decisão, não está no seu controle, este é uma decisão que nem um mero jogo tem a capacidade de explicar, tal qual o sentido da vida.
Um entretenimento eletronico que lhe faz refletir sobre vida, morte e amor, ultrapassa os limites da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário