terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Um épico a ser contado


Rapture, uma cidade excêntrica com pessoas mais ainda, se não fosse pelo fato da cidade estar no fundo do ocêano, Rapture poderia se passar por uma cidade inovadore caso fosse convencional.

Porém não é, Rapture é um idealismo, uma idéia e uma antitése da utopia.

Criada pelo milionário megalomaniaco Andrew Ryan nos anos 50 Rapture era para ser um exemplo, Ryan queria construir a sociedade perfeita, longe das loucuras e das mesmices do homem comum, uma seleção com os melhores cientistas, artistas, poetas e pessoas.

Com contruções magnificas tipicas dos anos 50, Rapture possuia teatros deslumbrantes, bares agradaveis, jardins vistosos e mercados para todos os gostos.

Era a cidade perfeita para os intelectuais mais renomados da época.

Todas estas pessoas foram convidadas por Ryan para criar a sociedade ideal, uma sociedade perfeita, ja que todos os habitantes dessa sociedade eram bons no que faziam.

Sendo assim Rapture foi construida abaixo do Oceano Atlantico, um projeto ousado e perigoso, porém completamente auto-sustentavel.

E por isso mesmo Ryan, não permitiu que nenhum dos habitantes de Rapture pudesse ter contato com os inferiores seres da superficie.

Porém ao mesmo tempo que Rapture abriga as mais brilhantes pessoas elas não passam de seres humanos, ambiciosos por natureza, e sujos de alma, para a infelicidade de Ryan, humanos são apenas humanos e todos são iguais, que na visão dele, são seres inferiores.

Aliado a este fato, cientistas de Rapture ligados a Ryan descobriram uma lesma aquatica capaz de gerar células tronco, e através das mesmas curar doenças e evoluir os humanos.

Esta evolução que Ryan tanto queria, acontece, porém de forma abominavel, Rupture rui em meio ao caos e ao pânico, Ryan se ve cercado por seres que antes pareciam ser intelectuais demais e agora não passam de seres perturbados mentalmente e desfigurados que brigam entre si mesmo.

Como estas pessoas começaram a se tronar loucas e matar umas as outras pela substancia das lesmas chamada ADAM, as unicas pessoas que podiam ser hospedeiras seguras destas lesmas são pequenas crianças, garotinhas, que são escoltadas por gigantes mergulhadores chamados Big Daddies.

A falta de contato com o mundo superior foi quebrada por um dos lideres mais populares de Rapture, Fontaine, que era um contrabandista nato, e trazia diversas coisas da superficie para dentro da cidade de Rapture, desagradando Ryan.

Ryan não se acomodou, e em meio a isso iniciou uma guerra civil entre seus habitantes geneticamente modificados com pessoas ligadas a Fontaine.

E em meio a este caos, esta você, o personagem Jack, que através de Rapture, vai descobrir que a ligação que você tem com a cidade megalomaniaca, pode se tornar muito "familiar"

E isto é Bioshock, um dos jogos mais fantásticos criados ultimamente com uma experiência dificil de ser contada, há tempos não se via uma história tão fantástica e tão perturbadora ao mesmo tempo.

No fundo do mar em meios a contruções fantásticas com um ar de anos 50 você vivencia cada parte desta história e tem a chance de muda-la ao seu dispor com opçôes só suas.

Bioshock é obrigatório, tanto para quem gosta de jogos quanto para quem sabe curtir uma boa história e um bom livro.

Que venha o filme........

2 comentários:

  1. Só um adicional: "Que não venha o filme..."

    Filme baseado em filme sempre estraga.

    ResponderExcluir
  2. Foda heim... vai trabalhar na Gamespot? Foda o jogo... to terminando ele.

    ResponderExcluir