sexta-feira, 11 de julho de 2014

A complexa simplicidade de Henri Cartier-Bresson



"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória." Henri Cartier-Bresson

O titulo pode parecer estranho, mas traduz a minha visão do pai do "momento decisivo" Henri Cartier-Bresson.

Bresson é uma referencia artística atemporal, mestre da arte da fotografia é até hoje citado em aulas de historia da arte como um dos principais expoentes da composição perfeita, sua visão sobre o mundo e a vida é unica e peculiar.


As imagens de Bresson contam historias, falam, basta ver para compreender o que foi aquele momento decisivo, podemos também traçar um parâmetro daqueles simples personagens do dia a dia.

Eu particularmente na posição de quem tira fotos sempre tive uma tendencia a preferir fotos de paisagens, natureza, ambientes e animais, diria que estou mais para Ansel Adams (que em breve devo falar por aqui) do que para Bresson, porém não posso negar a contribuição de Bresson e sua importância na fotografia, são fotos que já vi varias vezes mas a cada nova olhada percebo algo diferente me leva a uma diferente perspectiva.

As fotografias de Bresson são complexas, no sentido de entendimento, o uso de simetria, linhas e curvas em sua composição são obras de um olhar que não é comum para a maioria das pessoas, acontece que o dono deste olhar foi uma pessoa de simplicidade unica, carregava sua pequena câmera Leica com uma unica lente de 50mm e através de seu equipamento simples deixava aflorar toda a complexidade deu seu olhar através das lentes da câmera. 
Claro que essa visão peculiar de Bresson sobre o mundo era algo embasado nas artes, afinal Bresson começou na pintura, arte da qual doutrinou o seu olhar único

As imagens de Bresson são magicas em uma época sem câmeras lotadas de megapixels e a ausência de cor ainda sim atravessam o tempo com uma força descomunal.




Me informar sobre Bresson abriu minha mente, olhar com atenção sua obra e sua historia tem me ajudado a definir o que é esse tal de "momento decisivo" e quando ele acontece claro que este momento esta na mente e coração de cada um e é exatamente esta a graça da arte e da fotografia, sua visão do mundo é peculiar e unica, cada fotografo tem uma personalidade característica em suas imagens as de Bresson são imagens com pura alma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário