terça-feira, 9 de junho de 2009

Cenário musical da baixada santista em estado de emergencia!

Tendo a oportunidade de estar em uma casa noturna, que atualmente se difere de tudo o que existe por ai, e tendo a oportunidade também de tocar em uma banda onde o essencial é a boa musica, venho tendo alguns questionamentos acerca no cenário musical/cultural de Santos e região.

É fato que a região sempre foi castigada pelo mal gosto que maltratou os ouvidos santistas durante anos e anos, com grupos de pagode aos milhares e funk aos milhões, algumas bandas com a esperança de se salvar financeiramente e com o objetivo de poder tocar em algum lugar, se renderam a São Paulo, capital, que apesar de estar a poucos Kms de distancia a questão cultural parece um abismo.



Tradicionalmente lugares de praia sofrem com lixo vulgo popular como funk, pagode, axé enfim uma série de enganações musicais fazem a cabeça de jovens de pouca ou nenhuma educação.

Arte é valida em toda sua forma, e na musica não poderia ser diferente, mas como colocar no patamar de arte um funk com uma letra do tipo "enfiarei nela até sangrar" ou "os bandidos tomam conta", da pra definir isso como arte?

Não, isso é o coco da mosca que fica em cima das fezes, ou seja, algo absurdamente nojento.

Com a estréia do Cadillac Vintage Bar em Santos, foi nitido perceber a carencia do publico da região em uma casa noturna que toque musica de verdade, aquela musica em que voce ouve no seu carro, na sua casa sonha em ouvir ao vivo ou em um local publico em Santos mas dificilmente consegue.

Santos sempre foi uma cidade de divisões musicais, tem sim aqueles que não suportam funk, pagode, e tudo que nao presta, porem esses mesmos adoram ir em "certas" casas noturnas onde o mais fantástico som que escutam são versões de musicas do Claudio Zoli, arghh não sei o que é pior sinceramente.

Que outro lugar da cidade você poderia ouvir Beatles, Dire Straits, Queen, U2, etc??

O resumo da opera é que existem talentos aos montes em nossa região que fazem justamente aquilo que você sempre desejou escutar ao vivo, porém como os mesmos são chutados pelas casas em troca de funk e pagode, só restam aos mesmos correrem para São Paulo e tocar para "pessoas de cultura superior".

Existe espaço sim para o bom gosto em Santos, existe espaço sim para musica de verdade, e os espaçõs estão se abrindo, o Cadillac Vintage Bar é prova disso, o aspecto cultural vai mudar a força, basta ver a decadencia de casas de pagode e funk, a situação lamentavel em que elas aos poucos vão se encontrando.

Existe uma demanda enorme de um publico carente de qualidade, qualidade, de serviço prestado, qualidade de boa musica, enfim em tudo, uma pena muitos empreendedores irem para o "popular" mesmo sabendo que em meses vão se dar mal, pois tudo é questão de tempo.

Pois eu digo, a nova onde agora sabe qual é? e musica de verdade, é um publico inteligente que sabe o que quer, um publico viajado e culto, esse sim é o publico que as casas tem que ir em busca


A mudança de postura esta apenas começando, vamos sim se tornar uma cidade de cultura efeverscente e de boa musica, esperança afinal é a ultima que morre.

O povo é cabeça dura..... mas uma hora se salvam.

E o Cadillac Vintage Bar é a salvação.


OBS: Com todo o respeito a James Brown o real inventor do funky, esse funk brasileiro podia mudar de nome, podia se chamar estrume music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário